sexta-feira, 15 de maio de 2009

Da Infeliz e Real Impossibilidade de Recepçãos dos Sacramentos das Igrejas Ortodoxas

Infelizmente, ao estudar mais profundamente a necessidade de se receber os sacramentos das mãos dos ortodoxos, baseando-me no levantamento das excomunhões por parte de Paulo VI e o Patriarca Atenágoras para a remissão de qualquer pena canônica que pudesse sobrevir aos católicos que se aproximassem, cheguei a conclusão de uma real impossibilidade de fazê-lo, não obstante todos os trabalhos de aproximação ocorridos atualmente (que também em parte são questionáveis).


O fato é que a nenhum católico é permitido se aproximar dos sacramentos dos Ortodoxos, por definição do Código de Direito Canônico que expressamente coloca como condição para a remissão da excomunhão o regresso ao seio da Igreja observadas as a necessidade de arrependimento, reconhecimento dos dogmas ora formados e aceitação, mais que óbvia do Primado Petrino.


"Cân. 1358 § 1. A remissão da censura não pode ser dada senão ao delinqüente que tenha deixado a própria contumácia, de acordo com o cân. 1347, § 2; mas não pode ser negada àquele que a tiver deixado."


Assim o Cânon 1364 é claro na pena Latae Sententiae que exclui da comunhão eclesial todos aqueles que permanecem em cisma. Mesmo diante da remissão efetuada por Paulo VI, Romano Pontífice, pois esta não permaneceu válida, ou melhor, eficaz pelo não retorno dos cismáticos.


O complexo processo de entendimento teológico doutrinário e conciliar estabelecido pela Igreja Romana e Ortodoxa, não justificaria ainda a remissão das excomunhões de ambas as partes, sabendo-se inúteis, pois minutos seguintes a sentença automática se reaplicaria.


Eu havia entendido que regularmente estava autorizada a recepção dos sacramentos dos Ortodoxos para nós católicos, sem que para isso incorrêssemos em pena eclesiástica e obtivéssemos os efeitos e frutos de tais sacramentos. Neste mesmo entendimento, ainda que com a excomunhão pesando sobre os Ortodoxos, Pedro com sua jurisdição, o poder que lhe é próprio de ligar, havia transmitido a licitude a tais sacramentos para a recepção específica dos católicos em comunhão com Roma, permanecendo o contrário para os ortodoxos que ministravam entre si os mesmos sacramentos, pois estes ainda permaneciam em cisma.


É notável, entretanto, que na concepção Ortodoxa os católicos romanos afastaram-se da comunhão Ortodoxa, sendo, portanto, invertido o ônus da licitude.


Em parte, a análise da culpa ou da excomunhão precisa ser refeita, não se desviando da Tradição e Magistério autêntico, mas investigando a consciência Ortodoxa, que não mais admite culpa (no sentido de estarem avisados de sua pena) tendo nascida no grêmio ortodoxo, sendo assim necessária, por parte do pontífice, uma nova declaração da pena de cisma para que não haja desculpas e sejam todos imputados de pecado pela desunião.


Um novo convite deveria ser lançado, respeitando a nossa autenticidade como a única Igreja de Cristo, para o retorno a comunhão, estabelecendo-se um prazo, o que, caso não ocorrido em tempo hábil [o retorno], seria novamente lançada a pena canônica de excomunhão! Tal procedimento seria o mais correto, para que Paulo VI não fosse visto em tamanha vergonha de remir a pena de uma excomunhão sem as exigências prévias. É visto, por esta atitude, como alguém que brinca com os poderes santos pontificais.


Em fim, enganei-me bastante por tentar encontrar uma saída, nas vias Ortodoxas, para os católicos que estão afastados dos sacramentos por causa do rito deformado e rezado por padres e bispos mais deformados ainda.

É um grande pesar ver tamanha riqueza litúrgica fora do rebanho de Cristo.


As Igrejas de rito oriental em comunhão com Roma não devem permitir que as inovações promovidas pela RCC e nem os desleixos dos novos padres modernistas que não zelam pela ortodoxia litúrgica e nem pelo ascetismo, influenciem sua administração, como é o caso da Igreja de São Maron no Brasil.

5 comentários:

  1. Muito bom o seu texto!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto!!

    ResponderExcluir
  3. É um grande pesar ver tamanha riqueza litúrgica fora do rebanho de Cristo.(SIC)

    Concordo plenamente. Os ortodoxos ainda guardam o silêncio e o respeito em suas igrejas. Ainda existe sacralidade dos ritos.
    Desgraçadamente instaurou-se o caos na igreja católica do Brasil.
    É impossivel encontrar uma igreja que não tenha baterias e guitarras na Santa Missa.
    O CATÓLICO DE VERDADE SAI DA IGREJA LOUCO PRA ENCONTRAR UM LUGAR PRA REZAR

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua frase. Tenho verdadeiras crises por não participar das missas novas, pois tenho o desejo de receber nosso Senhor. Mas o dano é tão grave, por participar, que saio correndo procurando um lugar pra rezar e desagravar nosso Senhor.

    E brinco nessas horas com Ele, pois não há como desagravá-Lo. Ele nos propõe isso, mas eu não entendo como um ser tão insignificante pode alterar no Divino Coração as ofensas que diariamente lhe lançam nas missas novas. Tanta profanação que dá horror. Essas ofensas são infinitas, e só a missa tridentina pode, como outrora, ofertar ao Supremo Criador, uma oblação perfeita, capaz de pagar a dívida infinita com os méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Veja, Rogerio, que os atos na missa nova tornam inválido o sacrifício. Não há a intenção nem ao menos implícita de realizar o sacrifício, quando um padre dança no altar, ou quando uma bateria joga seus ruídos aos infernos, no lugar do incenso aos céus, é praticamente impossível manter-se na intenção do Sacrifício. É impossível manter toda a atenção, contrição, dor, que são típicas de quem está diante da cruz de nosso Senhor, na missa nova.

    Sabe como a vejo, é como aqueles soldados a escarnecer de N. Senhor na cruz. Assim é a missa nova, nosso Senhor na cruz e todos dançando, conversando, tocando bateria, guitarra, violão, alguns sambam, outros fazem teatros; outros ainda montam barracas e chamam bandas de forró pra "animar o povo" depois da missa. Tudo isso diante de Nosso Senhor pendente no madeiro. Preferem ser "animados" pela banda de forró, do que pelo Espírito que vivifica e pela cruz de Nosso Senhor.

    Uma vez, na paróquia de São Sebastião, procurei um padre para me confessar, e minha surpresa foi tão grande que nao me contive de raiva: o padre não atenderia durante uma semana porque estaria trabalhando para a realização da festa do santo padroeiro.

    Ei, isso é mais importante do que salvar as almas? questionei o atendente com voz de homossexual. Ele disse que isso já era um trabalho para salvar almas. Aí que me irritei. A função primeira do sacerdote é administrar os sacramentos, e não fazer festinhas que todos nós estamos cansados de saber no que vai dar.

    Ouvi um grito, que parecia demoníaco, do outro lado do telefone. O rapaz irritado pelo que eu disse tentou me agredir verbalmente. aff

    Desliguei o telefone e fiquei muito tempo sem me confessar. Não há padres.

    Isso me lembra um sonho que tive quando tinha 16 anos. Vi todas as estrelas vermelhas, a lua vermelha, e as pessoas não se importavam com Deus. E tinha no sonho escutado uma voz, corra enquanto ainda é tempo, pois não encontrareis mais padres. No meu sonho os bons estavam sendo arrebatados[por arrebatados eu entendia que estavam morrendo naturalmente], e com eles os padres que restaram. A angústia era tanta por não encontrar um padre pra me confessar que temia morrer alí, já que o Senhor vinha buscar-me, sem os sacramentos.

    É terrível, hoje 8 anos depois, vejo isso tão claro! Não há padres! Não tenho coragem de me confessar com um padre de calça jeans e camiseta. Nem com aquele que nao usa a estola.

    Não há padres. Pelo menos não quando precisamos.

    ResponderExcluir
  5. É realmente lamentável a situação atual da igreja. Padres irreverentes que só profanam a Santa Missa com suas dancinhas pagãs. O único lugar onde ainda posso assistir a uma missa tranquilo, mesmo sendo a missa nova, é no maosteiro de São Bento em Olinda onde ainda se preserva o silêncio e o canto gregoriano que eleva nossas almas a Deus.
    Rezemos para que a missa tridentina volte a ser selebrada em todas as igrejas.
    Sancte Pie X, ora pro nobis

    ResponderExcluir