sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Sagrada Hierarquia

A pomba representa o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Ao centro, o Santo Padre (então Pio XII) como cabeça visível da Igreja, portando o Triregnum (Tiara Papal, que indica Seu tríplice poder: Pai dos príncipes e reis, Reitor do Mundo e Vigário de Cristo), e o Pálio ao redor do pescoço (símbolo do Bom Pastor, representando a plenitude de Seu poder e do munus pontifício, podendo ser utilizado em qualquer parte do mundo, em função da sua jurisdição universal).

O Santo Padre é cercado por dois Cardeais, Príncipes da Igreja, com suas vestes vermelhas. No rito de imposição do galero cardinalício, lemos que a cor vermelha indica que o Cardeal deve mostrar-se intrépido na exaltação da Fé Católica, da paz e da prosperidade do povo cristão e na conservação e no crescimento da Santa Igreja até a efusão de seu sangue (o martírio).

Ao lado esquerdo do Santo Padre, um Bispo com a Mitra e o Báculo. Ao lado direito, um Arcebispo com o Pálio ao redor do pescoço (símbolo da comunhão com o Papa) e a Cruz Patriarcal ou Arcebispal, com duas barras transversais, sendo a primeira – mais curta – a representação do "titulus crucis" que Pôncio Pilatos mandou pregar na Cruz de Cristo, e a segunda a própria barra horizontal da Cruz. A título de curiosidade, se houvesse três barras, teríamos a Hierofante (Cruz Papal que simboliza o tríplice poder do Papa como Bispo de Roma, Patriarca do Ocidente e Sucessor de São Pedro).

Ainda ao lado esquerdo do Papa, um Padre com sua Estola e, no outro extremo, um Monsenhor (não Bispo) também portando sua Estola.

Fonte: Thiago Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário